Últimas notícias

Chaval agora terá voz no Conselho Estadual das Cidades do Ceará.


Djalma Carneiro. Eleito um dos Delegados para representar
O Estado do Ceará na Conferência nacional das cidades
em Brasilia.

Chaval elege um delegado para Conferencia Nacional das Cidades, tem proposta aprovada na conferência, e consegue uma cadeira no importante Conselho Estadual das Cidades.


A cada três anos acontece a Conferencia das Cidades, que começa na esfera municipal, depois é realizada uma na esfera estadual, e por fim, acontece a nacional, em Brasilia. Essa conferência, que teve em torno de 450 participantes, discutiu vários problemas das cidades: o crescimento desordenado, a mobilidade urbana, a moradia, investimentos no setor, e faz proposições de leis. 

Esse ano o tema foi "Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já". Esse ano, uma das propostas discutidas saiu da Conferência das Cidades realizada em Chaval, que foi proposto que os conselhos voltados a esse setor tenha dois terços da sociedade civil como membros. Essa proposta foi complementada que aja alternância na presidência desses conselhos, com um mandato sendo o presidente da sociedade civil, e o outro do setor público. 
Os 29 eleitos como conselheiros do Conselho das Cidades
do Ceará, vinculado à a Secretária Estadual das Cidades.

Ao final da conferência foram eleitos, dentre os quase 450 delegados dos municípios, os que irão representar o Ceará na conferência, como delegados estaduais, em Brasília, no final de novembro. 

O representante de Chaval, o arquiteto e urbanista, e também administrador, Djalma Carneiro, foi eleito um dos delegados para representar o Ceará, em Brasilia. Foi também realizada a eleição para a ocupação do Conselho das Cidades do Estado do Ceará - ConCidades, novamente Djalma Carneiro conseguiu a vaga de conselheiro titular para um mandato de 3 anos. Não só nosso município, mas a região norte do Estado do Ceará terá voz, dentro desse importante conselho, vinculado à Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Esse conselho além de consultivo, é também deliberativo, pois discute e toma decisões de ações em relação à políticas públicas estaduais voltada a solução de problemas das cidades. 


Alguns dos delegados eleitos para representar o Ceará na 5°
Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, em novembro.
O conselho é formado por representantes de vários setores da população do Estado, da sociedade civil e dos vários setores públicos. Seria importante ter um urbanista no conselho, para discutir com mais propriedade as soluções para os problemas das cidades. Vejamos como o site do governo do Estado do Ceará define esse conselho: "É um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura da Secretaria das Cidades, que tem por finalidade propor e deliberar sobre diretrizes e instrumentos para a formulação e implementação das políticas de gestão do solo urbano; de habitação; de saneamento ambiental; e de mobilidade e transporte urbano, tudo em consonância com a PNDU; com as deliberações das Conferências Estadual e Nacional das Cidades; e com as resoluções do Conselho Estadual e Nacional das Cidades. 

Ele viabiliza o debate em torno da política urbana, de forma continuada, respeitando a autonomia e as especificidades dos segmentos que a compõem, tais como: setor produtivo; organizações sociais; ONG; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; entidades sindicais; e órgãos governamentais."



Minha opinião : Em Chaval, uma cidade bastante empobrecida, sabíamos que existiam duas classes sociais, a baixa, e a média. Nas últimas décadas nos temos a classe baixa, a classe média, e a classe medíocre. Em todo o mundo, a classe medíocre não tem voz nem vez. Mas em Chaval, infelizmente, essa classe é que forma a opinião sobre as pessoas e sobre tudo. Se instalou de forma tristemente dominante. Os medíocres elegem alguns vereadores, elegem alguns prefeitos, e impõe seus interesses medíocres como prioritários. E assim, Chaval a tempos não tem governos com reais interesses de deixar os índices do município acima da média, pois esses índices não são lá de se comemorar. Mas para os medíocres está tudo excelente. 

Se em Chaval os vários índices estavam lá embaixo, agora é também um dos mais baixos em segurança. Porque alguns políticos medíocres resolveram que o voto de seus pares, bandidos e assaltantes, são importantes muito mais do que toda a população de bem. E assim, os medíocres os protegem, corrompem testemunhas, e fazem todo tipo de artimanhas para os "bichinhos" não serem presos, e se o forem, que sejam libertados. E assim, a classe medíocre conseguiu também tornar Chaval, que de pobre e atrasada, agora também, uma cidade violenta. 

Eu critico querendo a melhoria e proponho soluções. Porque não se caça talentos que existem aqui mesmo em Chaval, e os torna colaboradores? Esse cidade é cheia de gente que tem idéias, bom senso, capacidades, e grande boa vontade de melhorar as coisas por aqui, e porque esses, logo esses são abominados pelos administradores? Será se os medíocres se enciúmam com a presença deles? 

O que a gente faz a vida inteira é fazer escolhas. Os governos também fazem isso durante todo o mandato. Quando se escolhe pelo pior material humano, só porque ele é o mais obediente, e disposto a fazer todo sem pensar, sem questionar, e o resultado é não é o bom, mas um resultado ruim ou medíocre.

 Quando se desperdiça talentos e cabeças pensantes, outro município dá valor a eles, e cresce com eles. E só pra não citar centenas de exemplos, onde tem chavalenses colaborando com a melhoria de outros povos, e aproveitando o gancho da notícia, vejamos só: 


- O arquiteto Djalma Carneiro foi co-autor de uma proposta de lei em 2007, e em 2008 o presidente Lula valorizou as idéias dele, inclusas lá, e sancionou a proposta de lei na Lei Federal 11.888, na noite de natal de 2008 . 


- Esse mesmo arquiteto, foi representar a sociedade civil de nosso município nessa conferência das cidades, e foi valorizado pelos participantes, saiu eleito como um dos delegados Estaduais para representar o Ceará na Conferência Nacional das Cidades, em Brasilia. 


- E mais importante ainda, foi ainda valorizado pela representantes da população cearense, eleito para compor o Conselho das Cidades do Ceará. O cargo é não remunerado, e por isso depende da boa vontade de cada membro colaborar. Já os medíocres fazem o contrário, são remunerados em cargos públicos, exatamente para não colaborar com nada, e na maioria das vezes, para até atrapalhar. 


Vamos aqui torcer que a Legião de Chavalenses de Bom Senso e Boa Vontade venha a se formar e se organizar, e que consiga desbancar de vez a classe dos medíocres que se impõe em vários setores da comunidade chavalense. "

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.