Últimas notícias

Reunião do projeto Rota das Emoções em Chaval


Rota das emoções



O SEBRAE está realizando uma série de reuniões a fim de habilitar e capacitar pequenos empresários, artesãos, e artistas populares locais para uma exposição do Primeiro Salão da Rota das Emoções, em Parnaíba-PI, de 18,19 e 20 de outubro próximo, no Porto das Barcas, no centro daquela cidade piauiense. 


A Rota das Emoções é atualmente a rota turística mais importante do Brasil, e começa em Cruz, passa por Jericoacoara, Camocim, Barroquinha, Chaval, e engloba todo o litoral do Piaui, e no Maranhão adere mais cinco cidades, chegando até Barreirinha, onde tem o famoso Parque dos Lençóis. Essa rota foi implantada, sob o comando do SEBRAE-CE ainda em 2004, quando realizou nessas cidades dezenas de cursos para capacitar garçons, comerciantes, artesãos, confeiteiros, etc. 

A capacitação foi para os profissionais de uma forma ou de outra estão ligados ao setor de turismo. Em Chaval, quarta(11) foi a reunião para apresentação dos produtos que cada um dos envolvidos no evento, cada um dos que vão participar da "feira", em Parnaíba, irão levar para vender ou apresentar lá. Foi apresentado os bordados, artesanatos, criativos bolinhos de caranguejo, gostosa torta de chocolate da Diana Doces e Salgados, e mostrado produtos da lanchonete e futura churrascaria Sabor Carioca, localizada na saida para Camocim. 

O SEBRAE trouxe uma consultora para organizar o evento, e em Chaval conta com a parceria da Prefeitura Municipal, que delegou à Felitita, e Marcos Ryal a organização dos envolvidos no município. O evento, ontem teve ainda a participação, além dos participantes da feira, ainda o ex-vereador Adriano Meireles, que é promotor de eventos; teve ainda a presença do arquiteto Djalma Carneiro, que já atuou no setor de hotelaria no município, e participou, em 2004, dos eventos na criação da Rota das Emoções.

Vamos contar que o turismo em Chaval seja alavancado, finalmente. Esse é um sonho de longas datas, e possível. Esse evento, pode finalmente incluir Chaval e seus artesãos e doceiros, artistas, poetas, etc, no aumento de sua renda, explorando economicamente o turismo. Todos os dias, os bugueiros que levam turistas mais abastados, de Parnaíba a Jericoacoara, têm parada no Centro de Chaval, e levam esses turistas para tirar fotos de sobre a Pedra da Gruta, mostrando a maravilhosa vista das pedras e da natureza que Chaval está inserido. Porém.. só isso. Só tiram fotos, e se vão. Então, o dinheiro não passa nem perto do nariz de nossos profissionais ligados ao setor. Agora, nesse evento, pode ser vendido pacotes turísticos, onde finalmente poderá está inserido o Chaval, não somente visualmente, mas economicamente, também. E nós, ficamos na torcida.

Para ver mais fotos ...












Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.