Últimas notícias

Flamengo conquista a Liga das Américas de Basquete

Flamengo e Pinheiros fizeram a final da Liga das Américas no Maracanãzinho Foto: Márcio Alves / Agência O GloboEm jogo equilibrado, time rubro-negro bate o Pinheiros por 85 a 78.


Em um Maracanãzinho pintado de vermelho e preto e lotado como há tempos não se via para um evento de esportes, o Flamengo se tornou pela primeira vez campeão invicto da Liga das Américas de Basquete, ao derrotar o Pinheiros por 85 a 78 na primeira final à brasileira da competição. 

Com o título no torneio mais importante do continente, a equipe da Gávea irá disputar em outubro o título mundial com o futuro campeão europeu, provavelmente no Rio.

Iniciada a decisão, o Flamengo começou forçando as jogadas de garrafão, com o americano Meynsse, enquanto o adversário errava demais nos arremessos de três pontos e, a rigor, só tinha Shamell num bom nível. Assim, com presença forte embaixo da cesta do Pinheiros, o Flamengo chegou a 25 a 15 no primeiro quarto.

No segundo quarto, o bom desempenho dos pivôs rubro-negros - Meynsse e o também americano Washam, que entrou no começo desse período - continuava a fazer a diferença. O Flamengo mantinha cerca de dez pontos de vantagem. O Pinheiros continuava apostando nas bolas de três pontos, até que Humberto converteu um arremesso deste tipo, reequilibrando o placar, em 35 a 33 para os rubro-negros, a 4m07s. O técnico do Flamengo, José Neto, pediu tempo, mas o Pinheiros passou à frente em 37 a 35, com Babby, a 2m49s. O artilheiro Hernane chegou à tribuna quase ao final desse período e deu sorte, vendo o Flamengo retomar a vantagem e ir para o intervalo à frente em 46 a 40.

Passado o intervalo, o jogo seguia equilibrado e imprevisível. O Pinheiros reagiu e empatou a contagem em 53 a 53, quase na metade do período. Chegou a passar à frente em 56 a 55. A partida foi se tornando mais tensa, e os times começaram a errar mais. Marcelinho liderava o time da casa, e o americano Joe Smith, a equipe visitante. Nesse clima, a parcial terminou em 61 a 60 para o Flamengo.

Os dez minutos finais do jogo e da própria Liga das Américas foram de muita dramaticidade, com a bola parecendo fugir às mãos dos craques de ambos os times, o que deixava a torcida rubro-negra muito nervosa. A 4m, com 70 a 70 no placar, a vitória seria de quem conseguisse controlar os nervos e errasse menos. Com os gritos de "Vamos, Flamengo!" vindos das tribunas, lotadas por cerca de dez mil torcedores, o time carioca abriu 76 a 70, a pouco mais de dois minutos do término da decisão, fechou bem seu garrafão e teve em Marquinhos e Marcelinho as mãos que o conduziram ao título: 85 a 78.

Com Informações O Globo.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.