Últimas notícias

FRANCISCO COMPLETA UM ANO DE PONTIFICADO

Tudo começou com uma fumaça branca que foi lançada ao ar na quarta-feira, 13 de março de 2013, às 19h05min locais (15h05min de Brasília) da Capela Sistina, indicando a escolha de um novo Papa pelos 115 cardeais eleitores para suceder Bento XVI. Após alguns instantes de incerteza, a multidão aclamou a saída da fumaça que no início não era de um branco tão nítido.
 
Mas logo depois, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a soar a toda força, como nos dias de festividades, confirmando a escolha de um novo Papa, cuja revelação deveria ser feita dentro de cerca de meia hora. A multidão reunida na praça de São Pedro cantava e pulava, gritando "Viva o Papa". A eleição de um Papa - que pela primeira vez em sete séculos não foi marcada pelo luto do pontífice anterior - é sempre uma grande atração em Roma.

2 – O Primeiro papa sul-americano
 
O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa da Igreja Católica. Ele adotou o nome de Francisco, como anunciou no dia 13 de março de 2013, o protodiácono francês Jean-Louis Tauran no balcão da Basílica de São Pedro no Vaticano. "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam" "(Anuncio uma grande alegria, temos papa)", proclamou ante à multidão que lotava a grande praça, ao revelar o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o 266º pontífice da história.

Bergoglio é considerado um conservador moderado e mostrou uma forte oposição à legalização do casamento gay na Argentina em 2010. O religioso da ordem Companhia de Jesus era arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 1998 e foi promovido a cardeal em 21 de fevereiro de 2001 por João Paulo II.

Bergoglio é articulador com grande capacidade e tem perfil fortemente doutrinário. Desde cedo, no dia 13 de março de 2013, mais de 3.000 pessoas estavam na praça de São Pedro, sob chuva, para aguardar o anúncio da eleição do novo pontífice.

3 – O Primeiro Francisco
 
O anúncio do nome deste novo papa, o primeiro jesuíta e o 266º da história, foi recebido com gritos de alegria pela multidão que lotava a praça de São Pedro, no Vaticano.
Pouco depois, Francisco foi ao balcão pela primeira vez e brincou, afirmando que os bispos tinham ido buscá-lo "no fim do mundo". Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

4 – As primeiras palavras
 
As primeiras palavras proferidas pelo papa Francisco, logo após o anúncio de sua escolha, como sucessor de Bento XVI, indicam que ele pretende ser próximo do povo e buscar a unidade da Igreja Católica Apostólica Romana por meio do diálogo e do amor. Em breves palavras para os que o aguardavam, na praça São Pedro, o papa pediu que rezem por ele, pois é um sacerdote. Em seguida, rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria com os fiéis reunidos na praça.
“O caminho da Igreja da Roma é o caminho de fraternidade e do amor”, disse o papa eleito. “É necessário vivermos como uma grande irmandade. E que esse caminho que começamos seja usado para a evangelização. Agradeço a todos”, disse.

Em seguida, o papa Francesco acrescentou que: “Quero que vocês vejam a figura do papa como um de vocês. Peço que todos rezem por mim, pois sou um sacerdote. Boa noite e bom repouso”. No Vaticano, os religiosos lembram que São Francisco, cujo nome foi adotado pelo cardeal argentino, foi o santo que se determinou a reconstruir a Igreja.

O papa Francisco assume a Igreja no momento em que ela é alvo de denúncias de abusos sexuais e desvios de recursos. Também enfrenta pressão por reformas internas.

5 – A coroação
 
O papa Francisco determinou que sua missa de coroação, fosse simplificada e encurtada, além de escolher anel de prata em vez de ouro. A cerimônia reuniu dezenas de milhares de fiéis diante da basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, e teve a participação de 31 chefes de Estado e de governo.

A principal mudança se refere ao abandono do latim para a leitura do Evangelho. A língua morta vinha sendo revalorizada pelo antecessor, o papa emérito Bento XVI. A partir de Francisco, a leitura será apenas em grego, língua que simboliza a unidade das igrejas do Ocidente e do Oriente, conforme explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

O papa escolheu ainda o seu anel do Pescador, alusão à profissão de São Pedro, o primeiro sumo pontífice, em prata folheada de dourado.

Continue lendo clicando em mais informações.

6 – O papa da simplicidade
 
Francisco deu vários gestos de que fará pontificado com menos pompa e protocolo em relação a Bento XVI. No dia em que foi escolhido, por exemplo, recusou a limusine para ir de ônibus da basílica aos seus aposentos.

7 – A rejeição do Palácio Apostólico
 
O papa Francisco decidiu morar na Casa de Santa Marta, local da Cidade do Vaticano onde se hospedam os cardeais no período de conclave, em vez de ir ao apartamento pontifício no Palácio Apostólico. Esse local será usado para encontros oficiais.

De acordo com o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, a reforma no apartamento papal já foi concluída, mas ele decidiu ficar nos aposentos onde está. “Pelo menos nesta primeira fase, permanecerá hospedado ali”, completou Lombardi.

8 – Visita ao papa emérito
 
Um dia antes de celebrar seu primeiro Natal como líder da Igreja Católica, o papa Francisco visitou o seu antecessor, o papa emérito Bento XVI. Os dois rezaram e conversaram durante 45 minutos no convento, ao redor do Vaticano, onde reside Joseph Ratzinger.

9 – Jornada Mundial da Juventude
 
O papa Francisco chegou no dia 22 de julho ao Rio de Janeiro, onde realiza a primeira viagem ao exterior de seu pontificado por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O avião aterrissou às 15h43min no aeroporto internacional Tom Jobim. O Papa foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e por autoridades brasileiras, enquanto milhares de fiéis aguardavam a sua passagem em um jipe descoberto pelo centro da cidade para saudá-lo.

"Minha viagem tem como objetivo estimular os jovens para que se integrem ao tecido social", explicou na época o pontífice argentino, de 76 anos, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio, de 23 a 28 de julho. A Jornada teve a participação de cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Mais de 1 milhão de Pessoas em Copacabana. Sob chuva fina, milhares de fiéis aglomeram-se na Praia de Copacabana, zona sul, onde o papa Francisco celebrou o último compromisso o encerramento do evento. Francisco se surpreendeu com a multidão à sua frente.
ALE SILVA/FUTURA PRESS/FOLHAPRESS
Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude

10 – Quem sou eu para julgá-los
 
"Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", ressaltou. Tratou-se da primeira coletiva de imprensa desde que foi eleito em março de 2013 ao trono de Pedro, e foi dada depois de sua histórica visita ao Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

11 – Um papa em busca do povo
 
Independente de religiões imagina-se a reação de uma pessoa ao receber uma ligação do papa, isso mesmo, do Sumo Pontífice da Igreja Católica, o papa Francisco. Você já se imaginou nesta situação? Não é tão impossível de acontecer como se imagina. Stefano Cabizza, estudante de tecnologia da informação em Pádua na Itália, recebeu uma destas ligações. "Alô! É o papa!", disse a voz do outro lado da linha. Cabizza teria ido a uma missa no Vaticano e deixado uma carta para Francisco.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.