Últimas notícias

O QUE É O PROJETO PESCA SOLIDÁRIA ? SAIBA AGORA !



Criado em 2010 para a conservação do estuário dos rios Timonha e Ubatuba na divisa do litoral do Piauí e Ceará. Realização: CIA. Patrocínio: Petrobras.
 

Missão

O projeto atuará com o ordenamento da pesca, organização social, geração de renda e na conservação de espécies nos ambientes costeiros, marinhos e de água doce na região do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na região litorânea na divisa dos estados do Piauí e Ceará.
 

Descrição

A Comissão Ilha Ativa (CIA) realiza o Pesca Solidária, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a AQUASIS, ICMBio, UFPI, CARE, UESPI, Embrapa e IFCE.

O projeto atua com o ordenamento da pesca, organização social, geração de renda e na conservação de espécies nos ambientes costeiros, marinhos e de água doce na região do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na região litorânea na divisa dos estados do Piauí e Ceará.

O projeto foi construído a partir das experiências já vivenciadas na região, quando se buscou a elaboração de um Acordo de Pesca entre os envolvidos nas atividades de extração de recursos pesqueiros, durante a execução do projeto denominado “Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba”, que discutiu propostas para a melhoria da pesca e contou com a participação das comunidades de pescadores (as) dos municípios de Cajueiro da Praia/PI, Chaval/CE e Barroquinha/CE.

Esse acordo visa o emprego adequado das artes de pesca de acordo com as espécies exploradas, além de definir áreas de exclusão de pesca para funcionar como um berçario natural da vida marinha.

A partir daí, foi verificado a necessidade da realização de pesquisas científicas para melhor compreender a dinâmica de funcionamento das relações ecológicas e biológicas do pescado na região, os impactos na extração dos recursos pesqueiros, as mudanças na quantidade e qualidades dos pescados (problema levantado pelos próprios pescadores), além do propostas para alternativas de fortalecimento das organizações sociais e geração de emprego e renda para as comunidades.

O projeto veio como contribuição para o alcance desses propósitos e contará com a participação de 30 técnicos de diversas áreas como Biologia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Economia, Pedagogia, Sistemas de Informação, Ciências Sociais, Geografia, Oceanologia, Aquicultura, dentre outras.

As atividades a serem desenvolvidas agrupam-se em três frentes principais: gestão participativa, pesquisa e geração de renda. Onde serão trabalhadas o fortalecimento da organização comunitária, o acordo de pesca, a produção de conhecimento científico sobre a região, além da discussão sobre novas alternativas de rendas, por meio de intercâmbios e capacitações.

“O grande desafio das instituições que atuam no estuário era viabilizar recursos financeiros para desenvolver o que já havia sido levantado durante a execução do projeto 'Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba', para isso estávamos organizando essa proposta desde abril de 2012, o que foi viabilizado pelo patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental; agora iremos dar continuidade às ações de desenvolvimento local e conservação dos recursos naturais”, afirmou Leandro Inakake, coordenador geral do projeto.

As instituições parceiras contribuirão em diferentes eixos do projeto: a Care Brasil no apoio técnico para a geração de emprego e renda; a AQUAIS no monitoramento de aves e apoio técnico sobre o peixe-boi; o ICMBio no apoio para o ordenamento pesqueiro; a EMBRAPA, UFPI e UESPI nas pesquisas com caracterização e identificação da ictiofauna e monitoramento da qualidade de água.

O projeto já teve sua parte organizacional iniciada e agora com patrocínio da Petrobras vai intensificar suas atividades na área de abrangência do Pesca Solidária pelos próximos dois anos.


Informações da Fan Page Pesca Solidária
Clique e veja -->  https://www.facebook.com/pescasolidaria

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.