Últimas notícias

Você sabe da importância dos mangues para a manutenção da vida?

Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. 

Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

O mangue é característico das regiões tropicais e subtropicais, sendo encontrado nas zonas costeiras, locais de transição entre os ambientes terrestre e aquático. Por ser muito úmido, proporciona condições idéias para a reprodução, eclosão, criadouro e abrigo de animais com grande valor ecológico e econômico. 


Para se ter uma idéia da importância dos manguezais, 95% do alimento que o homem retira do mar são produzidos neles. Pelo menos 2/3 das espécies de peixes exploradas economicamente dependem desses locais. Estudos mostram que há uma relação entre a produtividade da pesca das regiões litorâneas e a conservação desses ecossistemas. Em algumas regiões tropicais, a diminuição do pescado esteve diretamente associada à destruição dos manguezais.

Em relação ao solo, os manguezais promovem sua fixação, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha costeira. Suas raízes funcionam como filtros na retenção de sedimentos, sendo muito úteis na recuperação de áreas degradadas, principalmente por metais pesados.


 
Estima-se que, em todo o planeta, existam cerca de 172.000 km² de manguezais. Desse total, cerca de 15%, ou seja, cerca de 26.000 km², distribuem-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina. Em Pernambuco, existem cerca de 270 km² de manguezais; na Paraíba, cerca de 160 km²; o Maranhão detém 85% dos manguezais da região norte-nordeste, o que equivale a 500.000 hectares. A ilha de Fernando de Noronha é a possuidora da menor extensão de manguezal no país.
 

Existem leis que visam proteger esse ecossistema, mas nem sempre são obedecidas. Os manguezais são considerados área de preservação permanente, em toda a sua extensão e por esta razão, a Lei 4.771/65 permite apenas que empreendimentos e atividades considerados como de utilidade pública ou interesse social pudessem ser instalados nessas áreas, o que nem sempre acontece, pois diversas marinas e estruturas de apoio às embarcações são construídas nestes locais, contrariando as leis. Isso se deve, muitas vezes, à ausência de alternativas locacionais, e em outras, por se tratar de local estratégico para instalação do empreendimento pretendido.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.