Últimas notícias

Fortaleza apresenta o pior índice do Estado no desempenho da alfabetização

Os dados do Spaece-Alfa apontam ainda que Meruoca é o município com o melhor desempenho, apresentando 267,8 pontos como média dos resultados satisfatórios.

A capital do Ceará aparece em último lugar, segundo dados divulgados pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), com a média de proficiência de 136,3 pontos, no ranking do Spaece-Alfa, que apresenta o desempenho da alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental I das escolas públicas do Estado.

Os dados do Spaece-Alfa apontam ainda que Meruoca é o município com o melhor desempenho, apresentando 267,8 pontos como média dos resultados satisfatórios. Neste nível de ensino, destacam-se ainda os municípios de Mucambo (263,4), Nova Olinda (258,9), Abaiara (257,3), Porteiras (254,1) e Cariré (251,7).

Apesar do resultado indesejável para Fortaleza, o número de municípios do Estado com nível médio desejado de crianças que conseguem aprender a ler e escrever na idade certa, "até os 7 anos", subiu de 14 para 166, segundo a Seduc.

"Nós conseguimos chegar à alfabetização de 81,5% das nossas crianças", disse a coordenadora de cooperação com os municípios da Seduc, Lucivalda Bacelar, sobre o resultado de 2013.

Quanto ao desempenho dos alunos do 5º ano, o índice de aprendizagem em Língua Portuguesa nas escolas públicas de Fortaleza, segundo o Spaece, foi de 195,7 pontos em 2013. Na disciplina de Matemática, o nível médio de aprendizagem foi de 202,3 pontos.

Os dados, segundo a Seduc, serão utilizados como base para a definição das políticas educacionais necessárias para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem no Estado."Alfabetizar é começar a ter essa educação de qualidade que a gente tanto preza", disse Lucivalda Bacelar.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.