Últimas notícias

FÁBULA: AS AVES E O MORCEGO

APRENDENDO COM  FÁBULA

As aves e os outros animais resolveram declarar guerra entre si. ‘As vezes, as aves surpreendiam os animais em plena luz do dia, lançando-se sobre eles, e ganhavam a batalha. 

Em outras, os animais as surpreendiam quando elas pousavam no chão ‘a procura de alimento, e venciam. A briga estava bem equilibrada.
 

Havia, contudo, um animal que nunca perdia batalha nenhuma, pois estava sempre mudando de lado: o morcego. Apoiando-se na em sua condição de bicho voador, lutava ao lado das aves até que elas estivessem quase perdendo, então passava a defender os animais. Quando estes estavam próximo da derrota, tornava a apoiar as aves, e assim por diante.
 

Um dia, a guerra finalmente chegou ao fim: aves e animais resolveram viver em paz. O morcego ficou animadíssimo. “Agora serei recompensado”, pensou. “Como ajudei todo mundo, as aves e os animais devem me achar o máximo.” No entanto, o morcego mal pode acreditar; nem as aves nem os animais quiseram saber dele.
 

- Você é um traidor - disseram todos.-  Não é leal a ninguém além de si mesmo, só age em seu próprio interesse e desapontou os dois grupos rivais.
Daquele dia em diante, o morcego foi deixado de lado e ignorado tanto pelas aves quanto pelos animais.
 

MORAL DA HISTÓRIA: Quem vive mudando de lado conforme seus interesses pessoais dificilmente merecerá a confiança de alguém, e terminará ignorado por todos.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.