Últimas notícias

TERMINA AMANHÃ PRAZO PARA ELEITOR QUE NÃO VOTOU NO 1º TURNO DAR SUA JUSTIFICATIVA

Termina amanhã o prazo para que o eleitor que não votou no primeiro turno justifique a ausência perante a Justiça Eleitoral. 

A legislação eleitoral dá um prazo de sessenta dias, após a votação, para que seja apresentada a justificativa. Para quem não votou no segundo turno, o prazo para justificar a ausência é até o dia 26 de dezembro.

A expectativa é que a movimentação seja grande nestes dois últimos dias. Os quatro cartórios eleitorais de Uberaba vêm registrando grande movimento de eleitores para a realização da justificativa.

O procedimento é bem simples. O eleitor deve apenas apresentar o “Requerimento de Justificativa Eleitoral” pessoalmente no cartório eleitoral ou enviá-lo, via postal, ao juiz da Zona Eleitoral onde é inscrito, juntamente com a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que seja analisada - atestado médico ou outro tipo de documento que comprove a impossibilidade de votar.

Somente quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição - tem o título de eleitor cancelado. O eleitor também pode ser impedido de obter passaporte ou de assumir cargo público. Os servidores públicos têm seus vencimentos suspensos até a regularização da situação na Justiça Eleitoral.

Abstenções. No primeiro turno das eleições 2014, 12.186.182 (79,98%) eleitores mineiros compareceram às urnas, representando um índice de 20,02% de abstenção. Em Uberaba, houve um comparecimento de 80,92% do eleitorado, o que representa uma abstenção de 19,08%.

Postado em 03/12/2014

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.