Últimas notícias

Assalto ao Banco Central de Fortaleza completa 10 anos

Há 10 anos, foi realizado o maior assalto a banco da história do país. Quase R$ 165 milhões foram levados da caixa-forte do Banco Central do Brasil, em Fortaleza, no Ceará.

Menos de um terço do valor foi recuperado pela polícia e ninguém sabe até hoje o que realmente ocorreu.

Três meses antes do furto, a quadrilha alugou um imóvel a cerca de 80 metros do Banco Central. Com a desculpa de reformar a casa, cavou um túnel até o banco. Uma empresa de fachada que, supostamente comercializava gramas sintéticas, foi usada para não levantar suspeitas com a movimentação de terra retirada do túnel.



A obra ficou pronta em três meses e tinha sistema de ar-condicionado e energia elétrica. O túnel foi ainda escorado com vigas de madeira e revestido de lonas de plástico para evitar desabamentos. Escavado a 4 metros de profundidade, atravessou a Avenida Dom Manoel, uma das mais movimentadas do centro de Fortaleza.

Durante o fim de semana, com o banco fechado, os ladrões perfuraram o piso da caixa-forte. Em vez de explosivos, usaram furadeiras, serras elétricas e maçaricos. Onze pessoas participaram diretamente do furto. Mas, segundo a polícia, o número de envolvidos chegou a quase 40, incluindo suspeitos que trabalhavam no banco.

Uma vez dentro do banco, o dinheiro foi colocado em sacos e levados pelo túnel com a ajuda de roldanas. Em poucas horas, foram transportadas 3 toneladas e meia de dinheiro.

O furto só foi descoberto na segunda-feira e os ladrões tiveram quase dois dias para fugir. Para dificultar a ação da polícia, o bando se dividiu. Parte do dinheiro foi enviada para São Paulo e outra foi transportada por um caminhão cegonha, que foi flagrado em Minas Gerais.

Com a ajuda de agentes infiltrados, a polícia descobriu a identidade dos chefes da quadrilha. Com isso, 26 das 36 pessoas envolvidas acabaram presas, mas apenas R$ 53 milhões foram recuperados.

A polícia também encontrou partes do dinheiro em uma casa abandonada em Natal e em uma residência de Fortaleza.

A história do crime gerou um filme. Lançado em 2011, "Assalto ao Banco Central", foi dirigido por Marcos Paulo. Lima Duarte, Giulia Gam, Cassio Gabus Mendes e Antônio Abujamra estão no elenco do filme.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.



05 de Agosto, 2015

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.