Últimas notícias

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CHAVAL (25.04.2016)



Na sessão do legislativo desta segunda-feira (25), foi apresentado um requerimento feito pelo vereador Sebastiãozinho, ele pedia ao executivo que fizesse rampas de acessibilidade para deficientes físicos nos órgãos públicos da cidade. O requerimento foi aprovado. Também foi lido o oficio enviado pela prefeitura vetando a emenda do vereador Bola (Leia aqui).

O vereador Bola questionou o veto do executivo e disse que isso é um desrespeito com a população. Relatou a calamidade pública que se encontra a zona rural de Chaval, citou como exemplo o Cafundó, Carneiro e a Passagem dos Vaz, isso tudo está acontecendo devido à meia dúzia de irresponsáveis que governam a cidade, segundo o vereador. Lembrou que há meses colocou um requerimento pedindo a esclarecimentos sobre a energia elétrica dos prédios públicos e ate hoje não recebeu respostas. Nas suas palavras finais disse que já viu a câmara derrubar vetos do executivo em algumas ocasiões, e espera que esse seja derrubado.

O vereador Sebastiãozinho, também falou o descaso da administração com a zona rural do município. Fez uma “denuncia”, onde afirmou que tem gente sem qualificação necessária entregando remédios para as pessoas, pediu que o presidente comunicasse isso ao executivo. Ainda questionou o porquê do executivo não ter respondido seus requerimentos sobre o terreno do posto de saúde do Mocambo. Quase finalizando agradeceu pela aprovação do requerimento que ele colocou. Disse que a cobertura da quadra no bairro da Caçamba está com bastante ferrugem, sendo que a obra nem foi concluída. Falou sobre a topique que transporta os pacientes para a policlínica em Camocim, que está quebrada. Sobre o veto do vereador bola que a prefeitura vetou, alegou ser uma resposta mentirosa, e pediu que a câmara derrubasse.

A vereadora Sandra Helena também discordou do veto, alegou ser uma vergonha. Disse novamente não ser contra o concurso, mas que pediu sempre mais transparência. Finalizou dizendo e alertando a população que mora próximo ao bueiro que fica no começo da pista, no sentido quem vai par Parnaíba, que tome bastante cuidado, cobrou que a prefeitura tomasse as providências antes que alguém pudesse se acidentar.

Dr. Ângelo falou que estava realmente havendo um problema na distribuição dos medicamentos, mas o problema foi resolvido. Sobre a emenda do vereador Bola disse novamente que isso não causaria despesas para o município. Falou ainda sobre a campanha de vacinação contra o H1N1 que irá acontecer em todo Brasil no dia 30/04. Finalizou pedindo o empenho dos agentes de saúde em combater o mosquito da dengue, pois segundo o vereador já existe relatos de pessoas com o Zika Virus em Chaval.

O vereador Dodô pediu que as devidas providências devessem ser tomadas a respeito da denuncia feito pelo vereador Sebastiãozinho, a respeito dos remédios estarem sendo distribuídos por pessoas sem capacidade. Falou ainda sobre o estádio público, o mato já está tomando de conta, e as pessoas não têm onde sentar, inclusive disse que já apresentou vários requerimentos pedidos providências, mas não foi atendido.

A vereadora Francisca Lopes, falou dos problemas que os estudantes da zona rural vêm enfrentando constantemente. A vereadora falou que alguns motoristas ameaçaram a não levar mais os alunos se não for pago o salário deles. Pediu ao prefeito que não deixasse isso acontecer.

O presidente da Câmara, vereador Samuel Brito, falou também sobre os problemas da zona rural do município, no Carneiro a iluminação pública está com problemas. Sobre o transporte escolar, disse que os alunos estão chegando muitas vezes atrasados, praticamente na 2° aula do turno em que estudam. Relatou que alguns alunos estão destruindo o ônibus, os bancos estão cortados. Pediu que fosse feita uma reunião com pais, alunos e professores para conscientizar os estudantes que não façam mais isso. Falou também sobre o Açude Itaúna que se encontra com 68,6% de sua capacidade total, lembrando que em alguns invernos não chegava nem a 50% da capacidade. Pediu que o DER (Departamento Estadual de Rodovias) faça uma vistoria na ponte do lima e na ponte da divisa com o Piauí, devido ao grande esforço que essas pontes irão receber quando os caminhões da usina eólica passar. Disse que em breve irá se reunir com o Deputado Sérgio Aguiar para conseguir trazer para Chaval o CNH popular. Finalizou a sessão falando sobre o veto da emenda, onde foi detectados erros por isso foi vetado, concordou que a emenda é inconstitucional, pois fere o regimento interno da Câmara.


Ouça a sessão:

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.