Últimas notícias

DEPOIS DE 9 HORAS, REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE CHAVAL TERMINA COM RENDIÇÃO DOS PRESOS


Aconteceu em menos de uma semana em Chaval, dois fatos que deixaram boa parte da população perplexa e se imaginando o que ainda pode acontecer nessa pequena cidade, que até uns tempos atrás era segura e calma.

Na tarde de ontem (06), por volta das 13h30 na cadeia pública de Chaval, começou uma mega rebelião dos detentos. O caso aconteceu depois que alguns presos conseguiram sair de uma das celas e posteriormente libertaram os demais detentos. Vendo que a situação estava tomando rumos de um possível confronto, os policias de Chaval chamaram reforço para conter os ânimos. E não demorou muito para a chegada dos outros policiais, e logo a cadeia foi cercada por agentes fortemente armados.

O blog Chaval 24hrs ficou do começo ao fim acompanhando cada minuto, desde os tiros disparados, gritos dos detentos, a chegada do comandante Tenente Coronel Artunane Aguiar, chegada da COSIPE (Coordenadoria do sistema penal), a fumaça que tomou conta da cadeia, até o desfecho com a rendição de todos os detentos.

Segundo informações, um dos primeiros planos dos líderes da rebelião era colocar alguns dos detentos que estavam como reféns para servir de “escudo” pra tentar uma suposta fuga, mas ao perceber que a policia já tinha tomado de conta de toda a área da cadeia, desistiram. Daí então começou um quebra-quebra, e uma gritaria lá dentro. De acordo com informações, eles reclamavam de uma super lotação, e alguns queriam ser transferidos.


Uma multidão acompanhou o ocorrido ( A tarde)
Uma multidão acompanhou o ocorrido ( A noite)
Outro plano foi pedir a presença da Juíza para falar com eles, e entrar em um suposto acordo, novamente essa tentativa falhou, pois a magistrada não foi ao local.

Quase no inicio da noite, Artunane Aguiar, comandante da 3ªCia/3ºBPM, chegou ao local e por quase 30 minutos tentou fazer um acordo com um dos líderes da rebelião, conhecido por Adelino, mais uma vez a tentativa falhou.

Por volta das 22h uma equipe da COSIPE chegou ao local, e o coordenador regional da COSIPE, Dr. José Cavalcante foi conseguindo aos poucos apaziguar os ânimos dos detentos, que ainda tocaram fogo em uma das partes da cadeia. Diversos familiares dos presos estavam no local, bastantes nervosos temiam pelo pior. Eles foram fundamentais para a rendição dos detentos.


Momento da negociação
As 22h e 33 minutos da noite de ontem, com a eficiência da polícia e acordo feito com os líderes da rebelião chegava ao fim, depois de nove horas a rebelião dos detentos na cadeia pública de Chaval, fato que vai entrar pra história da nossa cidade.

Depois da negociação, ficou decidido a transferência dos líderes da rebelião, uns iam para Granja e outros para Sobral, a cadeia ficou praticamente toda destruída. 

Veja o vídeo que mostra o momento que eles são levados.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.