Últimas notícias

Mulheres de seis cidades cearenses expõem arte e comercializam peças artesanais durante o Dragão Fashion Brasil

Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Entre os dias 4 e 7 de maio, artesãs de Fortaleza, Aracati, Caucaia, Cascavel, Limoeiro do Norte e Maranguape terão a oportunidade de participar do XVII Dragão Fashion Brasil (DFB), no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, localizado no Porto do Mucuripe. As comunidades fazem parte do projeto Energia Social, programa da Coelce que valoriza o artesanato local e incentiva a economia solidária em comunidades da Capital e do Interior do Ceará. Além disso, o programa Ecoelce, que troca resíduos por descontos na conta de energia, realizará a compensação de CO2 no período do evento. Desde 2012, a Coelce é uma das principais patrocinadoras do Dragão Fashion, por meio de Leis de Incentivo.

As comunidades participantes do Energia Social vão expor suas peças na Casa do Dragão, um espaço do evento para comercialização, e na loja móvel do Giro Social, projeto também pertencente ao Energia Social. Os produtos trabalhados se apresentam em diversas tipologias – crochê, bordado, patchwork, trançado de palha, labirinto, renda de bilro, argila, sabonetes artesanais, biscuit, renda de filé, marcenaria, rechilieu e tanderife.

Já os resíduos recicláveis produzidos nos quatro dias do evento serão recolhidos com a finalidade de compensar a produção de CO2 nesse período. Através do Ecoelce, serão recolhidas latas de aço e alumínio, garrafas pets, dentre outros. O bônus gerado por essa ação será repassado pela Coelce para instituições escolhidas pela organização do DFB.

Além de espaços para exposição e comercialização dos produtos no evento, as artesãs poderão assistir aos desfiles de grandes marcas participantes. Serão momentos ricos para a troca de experiências, de muito aprendizado para essas mulheres e que vão ajudá-las a aprimorar ainda mais o trabalho no Energia Social.


Projeto Energia Social


O programa, criado pela companhia em 2007, tem o objetivo de aproximar a Coelce das comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. Beneficia comunidades de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do estado, permitindo aos grupos atendidos o aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas produtivas, além do acesso a conhecimentos nas áreas de gestão, vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção. O programa também contribui para a profissionalização desses empreendimentos solidários por meio da metodologia de Incubação de Grupos Produtivos.

Até 2014, foram contempladas 7.700 pessoas de 38 comunidades dos municípios de Fortaleza, Cascavel, Pacajus, Pacatuba, Sobral, Limoeiro do Norte, Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, entre outros. Além disso, mais de R$ 2 milhões foram investidos em ações de 52 oficinas desde o início do programa.


O evento

Maior evento de moda autoral do País, o DFB será realizado novamente no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, mas com layout totalmente reformulado. Em sua 17ª edição, o evento propõe um olhar sobre a América Latina e sua influência para a manutenção da identidade da moda e da cultura, além de promover a integração entre o potencial criativo das marcas autorais e as demandas do mercado.

Valorizando as artesanias e a cultura brasileira, o DFB é referência internacional por revelar talentos e trazer oportunidades para todo o trade de moda do nosso Estado, priorizando projetos como Concurso dos Novos e Comunidade Moda e, este ano, em especial, trazendo as artesanias da Colômbia, além de valorizar a formação e qualificação profissional. O DFB 2016 vai utilizar todo o espaço do terminal, explorando também o segundo andar do prédio, onde será erguida a Arena DFB, com áreas destinadas a oficinas, workshops e palestras do Dragão Pensando Moda, além da Convenção e do Seminário Latino-Americano.


SERVIÇO:
Evento: XVII Dragão Fashion Brasil
Quando: De 04 a 07 de maio
Onde: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza - Porto do Mucuripe
Programação: http://www.dfhouse.com.br


Comunicação Externa Coelce

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.