Últimas notícias

CHAVAL É REPRESENTADO EM REUNIÃO DA ROTA DAS EMOÇÕES EM CAMOCIM


Aconteceu na última quinta feira, 9, em Camocim, uma reunião dos Secretários Municipais e Diretores Municipais de Turismo, dos municípios cearenses que participam da Rota das Emoções: Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara. Os secretário de de Cruz, veio como convidado. O SEBRAE, através de seu escritório de Camocim, que atualmente é o gestor das ações da rota, também esteve presente, com a participação de Tomaz. 


Na ocasião, a Secretaria Estadual de Turismo trouxe uma empresa de consultoria que explanou sobre um estudo minucioso dos potenciais turísticos da região, e das ações que estão sendo tomadas pelo Estado e Municípios. Também explanou sobre as novas ações que serão propostas, para o melhor desempenho do turismo da região. 

Essa empresa fará, além do Inventário turístico, também o Plano Estratégico Regional de Turismo. Esse plano será separado por municípios, para dar subsídios a cada município em suas ações. 

O prazo previsto para o término desse plano estrstégico é setembro a outubro deste ano. 

Foi explicado que o governo destinou 176 milhões de dólares para obras de infraestrutura turística nos 13 municípios da Costa Oeste, de São Gonçalo do Amarante até Chaval. 

A Chaval teria sido destinado 3 milhões de reais (correspondente a menos de um milhão de dólares), para fazer o prolongamento da Av. José Romão Rios até o Porto das Canoas (nome oficial do Porto do Mosquito), e também a pavimentação de uma Rua na margem do Açude Novo. 

A representante da Secretaria Estadual de Turismo alerta que os prazos ficaram bem curtos para a prefeitura de Chaval apresentar o projeto e orçamento dessas obras, pois desde que o Governador Camilo Santana anunciou pessoalmente em seu discurso a destinação dessa verba para essas duas vias públicas. E na ocasião da inauguração do Batalhão de Policia de Fronteira em Chaval, em 12 de março de 2016, e já decorreram 11 meses. Porém existem os prazos trâmites legais para a aprovação nos órgãos ambientais, que também não forem ágeis, pode tomar grande parte desse pouco tempo. 

À tarde a reunião dos secretários foi com os palestrantes do SEBRAE. A ex gestora da Rota das Emoções, falou sobre as ações desse órgão em cada um desses municípios, e solicitou informações dos secretários sobre as demandas de cada município para dar uma turbinada no turismo. 

Cada secretário e seus diretores da pasta de turismo expuseram as metas de seus municípios para seus mandatos. Também foi informado os planos de ação a curto prazo de cada município para beneficiar a atividade turística. Os representantes do SEBRAE fizeram um relatório, com o objetivo de interferirem a favor de cada município, conforme a meta de cada um.

Com informações do departamento de Turismo de Chaval.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.