Últimas notícias

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CHAVAL (06.03.2017)


Na manhã desta segunda-feira, 6 de março, na câmara municipal aconteceu mais uma sessão do legislativo chavalense. Na sessão o presidente Francisco das Chagas (Bola), apresentou três requerimentos, um que pedia que providências fossem tomadas a respeito de um esgoto na Rua Bié Fontenele, que a secretaria de saúde providencie o “carro fumacê’’ e o terceiro requerimento foi um voto de pesar a família de Francisca Rodrigues da Silva, todo os requerimentos foram aprovados. A sessão foi marcada pela fala de alguns vereadores da situação que pediram que o executivo mantivesse mais diálogo com os vereadores do grupo. E também foi apresentado ao legislativo um projeto no qual modificava a estrutura do município.

A sessão de hoje teve a presença da presidente do Sindicato da APEOC, Dona Mocinha, a mesma rebateu as críticas feitas por alguns vereadores no qual pediram que ela fosse imparcial e não levasse as coisas para o lado político. A mesma falou que o sindicato é totalmente independente de partido político e imparcial. 

Após a fala da presidente da APEOC a vereadora Patrice Brito perguntou como iria ficar as promessas feitas na campanha do atual prefeito para o sindicato, como ficaria a questão do piso salarial e sobre o atraso do início das aulas. A resposta foi que no período eleitoral, na entrevista feito com o único candidato que apareceu no debate, o atual prefeito Sebastião Sotero deixou claro que algumas coisas seriam atendidas de imediato, outras com ressalvas e algumas não poderiam. Sobre o Piso a representante da APEOC falou que está sendo resolvido junto com o procurador do Município e sobre a demora no início das aulas de algumas escolas, Dona mocinha disse que esteve presente com o secretário de educação e que ficou decidido que essas aulas seriam recuperadas na primeira semana de Julho e na primeira semana de Janeiro.

O vereador Ítalo Pacheco pediu para rever o projeto e comentou que a estrutura já tinha sido aprovada na câmara em Janeiro. Disse ainda que não irá aprovar esse novo projeto. O vereador ainda comentou que no período de Carnaval faltou médico no município.

A vereadora Patrice Brito pediu que a ata da sessão retrasada, quando o prefeito foi na câmara prestar conta do município com o povo que fosse acrescentado a fala no qual ele prometia em tom de ironia um emprego a uma das pessoas que estavam assistindo a sessão, o presidente colocou em votação a revisão da ata, fato que foi recusado pela maioria dos vereadores.

O vereador Nanoia parabenizou todas as mulheres de Chaval pelo dia internacional das mulheres, em especial sua mãe e sua esposa.

O vereador Junior Cabeção disse que alguns vereadores estão mais preocupados em reclamar e não enxergam o que já está sendo pelo município. Falou que na vez que procurou o hospital foi bem recebido e que estava tudo funcionando perfeitamente. Finalizou dizendo que na próxima sessão vai levar a câmara um requerimento para que seja feito um calçamento em uma rua do Bairro do Bosque.

O vereador Ricardo da Célia, falou que o prefeito deve manter a harmonia com o legislativo e que deverão ser realizadas reuniões com os colegas do grupo para debater os problemas da cidade, segundo ele, não existe reunião para que seja buscadas soluções e que só sabe das coisas quando os vereadores da oposição falam ali na sessão. Ainda criticou a seleção feita pela prefeitura, na qual uma parente próxima foi bastante prejudicada, pois em uma primeira divulgação das notas a pessoa tinha ficado em primeiro e em outra divulgação a mesma pessoa estava na oitava colocação.

A vereadora Claudete Pinto, também parabenizou as mulheres de Chaval pelo seu dia. Falou ainda que o papel dos vereadores é buscar concertar os problemas, seja comunicando os secretários ou até mesmo indo ao prefeito fazer suas indagações. 

A vereadora Fernanda, que também é a líder do prefeito na câmara, rebateu as críticas feitas pelo Vereador Ítalo, no qual ele afirmou que faltou médico no período de Carnaval no município, segundo a vereadora no hospital havia médico sim. Falou ainda que o vereador muito critica, mas não lembra no tempo que era secretário, que não fazia nada pelo município.* Falou que agora o povo sabe onde o prefeito está e o ver todos os dias trabalhando.

O vereador e presidente da Câmara, Vereador Bola, depois de ouvir a todos os vereadores, se pronunciou. Ele agradeceu a todos que aprovaram os seus requerimentos. Elogiou as palavras do vereador Ricardo da Célia, disse que deve haver o dialogo entre os dois poderes, e que o prefeito não foi eleito sozinho. Falou que o prefeito deve reunir os vereadores do grupo para debater questões de interesse de ambas as partes. Falou encerrando suas palavras que foi eleito pelo grupo e que não sabe ainda o que é, pois quando é parado na rua por populares não sabe responder algumas perguntas que todos do grupo deveriam saber.

*Em resposta a vereadora Fernanda, o vereador Ítalo Pacheco disse que de todos os secretários de esportes que já passou pelo município, ele foi o que mais trabalhou.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.