Últimas notícias

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CHAVAL (27.03.2017)


Na sessão do legislativo dessa segunda-feira (27/03), foram apresentados dois projetos de leis do executivo, o projeto de lei nº 007/2017 que era para a legalização e aumento do incentivo para os médicos do programa “Mais médicos”, e o 008/2017, que tem o objetivo de instituir e regulamentar de forma mais precisa e abrangente o regime de distribuição de materiais gratuitos, bem como regulamentar as subvenções sociais e dá outras providencias para atendimento à população carente do município. E um requerimento do Vereador Bola, para que seja feito reparos no início da estrada sentido quem vai para a Passagem, ali pelo viveiro. Ambos os projetos e o requerimento foram aprovados por todos os vereadores. 

A primeira a se pronunciar foi a vereadora Patrice, agradecendo a prefeitura por já ter providenciado merenda nas creches, mas lembrou que ainda falta em algumas escolas que tem educação infantil. Solicitou um requerimento verbal pedindo a limpeza na escola Antonia Carneiro, e pediu explicações a líder do prefeito sobre a falta de médico no distrito da Passagem dos Vaz e na localidade do Carneiro.

O vereador Dimas, pediu explicações a líder a respeito das denuncias feitas pelo TCM, no qual no relatório constava que um carro do município havia sido abastecido estando com o motor batido, e que havia empresas trabalhando sem licitação.

O vereador Junior Cabeção, falou que aos poucos a mudança no nosso município começa a ser vista, pois o município depois de muito tempo voltou a ter os salários em dia. Fez uma comparação entre o prefeito de Chaval, Sebastiãozinho, com o ex-prefeito de Granja, Romeu Aldigueri. Segundo ele, o atual prefeito de Chaval, pegou o município da mesma forma que o ex-prefeito de granja recebeu o município em 2012, totalmente destruído e pobre. Disse ainda que confia que o prefeito faça a mesma transformação que aconteceu em Granja.

O vereador Ricardo da Célia em suas palavras falou que o problema dos médicos varia de pessoa para pessoa, pois para alguns, um médico pode ser bom e para outros, pode ser a pior pessoa do mundo. Elogiou os médicos de Chaval, que sempre que precisou deles foi bem atendido.

A vereadora e líder do prefeito na câmara, Fernanda, respondeu uma pergunta feita na semana passada, onde perguntaram a ela a respeito de uma criança que havia sido tratada mal no hospital, ela explicou que o médico não recusou atendimento, apenas não passou um medicamento, pois já havia sido medicada pela mãe. Disse que o problema da falta de médico na localidade do Carneiro se da ao fato do Dr. Ângelo ter pedido demissão. E no distrito da Passagem o médico também se demitiu, e ainda não há previsão para que haja medico nesses locais, o motivo seria que alguns profissionais não queiram vim pelo fato de já conhecer a velha fama que o município tinha em atrasar pagamentos.

A sessão de hoje na câmara, teve a presença do médico Dr. Ivan Rodrigues, que anunciou que está deixando o município, ele disse que está saindo do programa “Mais médicos”, no qual é vinculado, e irá atuar agora no hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Falou ainda que sua saúde não tem nada com política, e sim por novas oportunidades em sua carreira. Agradeceu ambas as gestões pelo acolhimento e confiança com sua pessoa. Pediu ao povo de Chaval, que tenha paciência, pois o problema de saúde não se restringe somente ao nosso município, e sim o país inteiro. Finalizou elogiando a aprovação do projeto de lei do executivo em que legalizava e aumentava a ajuda de custo aos médicos.

O vereador Nanoia disse que o município perde e muito com a saída do Dr. Ivan, e que isso seria mais um problema, pois os médicos têm medo de trabalhar no nosso município, pelo fato das gestões passadas atrasarem pagamento. O vereador disse ainda que espera que o problema seja resolvido logo.

No final da sessão o Vereador e presidente Câmara, Bola, agradeceu aos colegas pela aprovação do seu requerimento. Disse que não concorda que o carro fumacê venha no município só quando constar casos de dengue, e pediu que o município fizesse com recursos próprios. Elogiou os dois projetos enviados pelo executivo, segundo ele era um grande avanço para o nosso município.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.