Últimas notícias

Escolas '' Salvam a pátria''

Escolinha Criança Feliz.

Para não passar em branco.


A Escolinha Criança Feliz, de ensino de maternal e alfabetização, hoje, por volta das 16:00 horas, fez um tradicional desfile com as crianças dando a volta no quarteirão, passando pela praça do mercado. Essa escola é mantida com dinheiro público, administrada pela congregação católica Irmãs dos Anjos. As crianças pararam em frente à prefeitura municipal, onde tem três mastros de bandeira, e mesmo sem as bandeiras, cantaram o hino nacional. Voltando em seguida para a escola. A escola Santo Antonio, em frente ao cemitério público, por volta das 15:00 também levou parte das crianças da escola, em formação, indo até a Pracinha do Triângulo, e voltou à escola. 

Escola Santo Antônio
Esse ano não houve em Chaval o tradicional desfile de 7 de setembro, que era uma data muito esperada pela população, no qual tinha muitas alegorias interessantes, homenageando personagens históricas e dos contos infantis, homenageando setores produtivos... e enfim, era um desfile que dava uma aula de história para os chavalenses. Não se sabe ao certo o motivo, porém especula-se que os motivos foram os mesmos pelo qual não teve bandas durante o Carnaval, e não teve o Festival de Quadrilhas, e o mesmo motivo que foi extinta a tradicional Banda de Música de Chaval, que já era um patrimônio que tanto orgulhava o povo chavalense. O motivo seria a CONTENÇÃO DE DESPESAS. Mas aí, caso seja esse o motivo, e considerando os gastos mínimos que se tem com as alegorias do desfile de 7 de setembro, com apenas o tecido TNT e a borracha laminada EVA, podemos dizer que foi uma "economia de palito", como se diz popularmente. Muitos populares se queixam que as tradições chavalenses estão sendo tratadas com descaso, estão sendo destruídas  E mais, as crianças e adolescentes precisam de referências culturais, para completar sua formação social. E o desfile no dia da independência ajuda a formar um censo de civismo nas crianças e adolescentes, ajudam a esses a amarem o Brasil, e nossa cidade, ajuda a esse povinho, quando assumir a direção do país e de nosso município, a tratá-los bem, com amor e sem descaso. Os brasileiros é um pais de pessoas com a auto estima lá embaixo. 

A própria imprensa nos trata com seres inferiores, com o termo "brazuca" e "tupininquim", pra nos dar uma ideia de que somos um povo de cultura inferior e improvisada. E nunca poderíamos perder uma oportunidade dessas, logo quando mais os brasileiros estão precisando de mais civismo e mais nacionalismo, e de orgulho de ser brasileiro. E como diz o poeta blogueiro Joaquim da Rocha, "quem pergunta não ofende": será se estão querendo nos tirar até nossa noção de que somos chavalenses, nordestinos, e brasileiros?

Minha Opinião: Hoje andando pela cidade de Barroquinha, vi algumas escolas desfilando tudo bonitinho, com banda e tudo... Observei que a cidade ta toda arrumadinha, as praças em ordem, e em Chaval? Fizeram a proeza de acabar com a Banda de Música, as praças destruídas, uma mata que parece uma floresta, não é querendo falar demais da cidade vizinha não, mas é a verdade... Chaval tá ''atolado'' no tempo.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.