Últimas notícias

Aprovado texto que proíbe escola de exigir de estudantes material de uso coletivo

As escolas poderão ser proibidas de exigir que os alunos forneçam material escolar de uso coletivo e cobrar taxa adicional para cobrir o custo desses materiais. É o que prevê o PLC 126/2011, aprovado ontem pela Comissão de Meio Ambiente e Defesa do ­Consumidor (CMA).

De acordo com o texto, os custos de material de uso coletivo deverão ser sempre considerados no cálculo do valor das anuidades ou das semestralidades escolares.

Para o autor do projeto, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), são abusivos os contratos que exigem dos estudantes a aquisição de material que será utilizado coletivamente por eles ou pela administração da escola.

Favorável à proposta, a relatora, senadora Ana Rita (PT-ES), criticou a inclusão nos contratos de valores adicionais por serviços educacionais. Segundo ela, o consumidor que não quiser pagar valores abusivos inseridos pelo contratante terá que arcar com custos elevados em caso de rescisão contratual.

A proposta tramita de forma terminativa na CMA. Se não houver recurso para votação em Plenário, irá diretamente para a sanção presidencial.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.