Últimas notícias

VACINAÇÃO CONTRA O HPV COMEÇA HOJE

A imunização previne contra o câncer de colo do útero; meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas.


Pela primeira vez no Ceará e nos demais estados do País, meninas de 11 a 13 anos receberão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o Papiloma Vírus Humano(HPV), que se destina a prevenir, desde cedo, o câncer do colo de útero e verrugas vaginais. O dia ¨D¨ da campanha acontecerá na segunda-feira (10), data na qual a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com os municípios, desenvolverá ações buscando conscientizar a população sobre a importância da vacinação.

A imunização acontece em três doses da vacina, sendo que a primeira será aplicada até 10 de abril em unidades de saúde e tam
bém em escolas públicas e privadas, explicou a coordenadora da Imunização da Sesa, enfermeira Ana Vilma Leite Braga. Já a segunda dose deve ser aplicada após seis meses (no período de 1 a 12 de setembro) e a terceira e última dose com cinco anos a após a primeira.

"Essa vacinação será inédita no País", explica a enfermeira, adiantando que nas escolas a vacina será aplicada por integrantes das equipes de Saúde da Família, treinadas com esse fim. A meta do Ministério da Saúde é incluir a vacina contra o HPV no calendário vacinal, ou seja, que passe a ser adotada como uma rotina, adianta.

Segundo Ana Vilma, a adolescente que porventura perder a oportunidade de se vacinar até dia 10 de abril, bastará se dirigir a qualquer unidade básica de saúde e solicitar a primeira dose, que será prontamente atendida se tiver de 11 a 13 anos.

Cobertura

"A cobertura deve ser universalizada", frisou, adiantando que para essa primeira etapa já chegaram ao Ceará 257.345 doses da vacina, que estão armazenadas em câmara fria, com temperatura de até 8ºC, na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coas), na Avenida Washington Soares, próximo ao Hospital Gonzaguinha de Messejana.

A fim de garantir a ampla cobertura, reuniões foram realizadas com os secretários e demais colaboradores do setor de saúde nos municípios. "A Sesa coordena, repassa as doses e monitora a campanha, mas as doses são aplicadas pela rede municipal", explicou a enfermeira, esclarecendo que a vacina é intramuscular, mais precisamente aplicada no músculo Deltoide.

"É muito segura e sem contraindicação", disse, Ana Vilma, lembrando que o aconselhável é que adolescente, que via de regra tem medo de agulha, permaneça sentada no momento da aplicação até mesmo para evitar síncope (desmaio). Grávidas não compõem o público-alvo. "A solicitação é de que as grávidas procurem a vacina somente após a gestação", citou.

O planejamento do Ministério é de que em 2016 meninas de 9 anos passem a receber as três doses da vacina contra o HPV, que é transmitido na relação sexual. Além disso é bom lembrar que, no Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência do câncer de colo de útero. Para 2014, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 15. 590 novos casos da doença.

O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle desse tipo câncer foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do governo federal.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.