Últimas notícias

Professores da rede pública de Juazeiro do Norte vão entrar em greve



Professores da rede pública deste município decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (23). A paralisação, por tempo indeterminado, foi acatada pelos docentes durante assembléia realizada pela categoria na manhã de ontem (19). 

Na ocasião, cerca de 700 professores participaram da reunião que acabou decidindo pelo estado paredista. Além do professorado municipal, outras categorias também deverão decidir, nas próximas horas, se paralisarão suas atividades por causa da falta de reajuste salarial. Dentre elas, a dos agentes de saúde e de endemias que cobram a efetivação do pagamento do piso nacional de ambas às categorias, aprovado em junho do ano passado e que, até o momento, não foram aplicados aplicado pelo município.



A paralisação do professorado é uma resposta ao governo do município que conseguiu aprovar, na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, projeto de Lei que reajustou os salários de todas as categorias dos servidores municipais em 6,5%. O professorado exige que sejam aplicados os percentuais de 13,01% anunciados em janeiro pelo Ministério da Educação, referentes ao Piso Nacional do Magistério, que ampliou de R$ 1.697,00 para R$ 1.917,78 a referência mínima para o vencimento das carreiras de professores com formação de nível médio.



A matéria foi votada pelo Legislativo durante sessão ordinária do último dia 03 de fevereiro. Na ocasião houve revolta por parte dos professores que acompanhavam a votação e mobilização da categoria em frente a Casa Legislativa. A presidente do Conselho do Fundeb no município, professora Maria Rodrigues Pontes Alexandre, chegou a afirmar que que o sentimento de revolta predomina junto ao professorado municipal. “Nós repudiamos com veemência a aprovação dese reajuste que o Município quer empurrar goela abaixo do professorado. Existe um Plano de Cargos e Carreira que precisa ser cumprido. O professor precisa receber pela sua titularização. O que a Prefeitura está fazendo com a categoria chega a ser desumano. Estão desrespeitando uma Lei federal e condicionando prejuízos aos servidores”, disse a época da votação do reajuste salarial.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte, Maria José dos Santos, informou que os professores esperam o cumprimento da aplicação total do reajuste nacional do piso da categoria, em 13,01%, e que qualquer proposta abaixo do reajuste concedido pelo governo federal será rejeitada pela categoria. “O que nos queremos é que a Lei seja cumprida. Os professores deixaram claro durante a assembléia que não acatarão qualquer proposta encaminhada pela Prefeitura, através da secretaria de Educação, inferior ao que determinou o Ministério da Educação”, informou.

Conforme o secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Geraldo Alves, o município ainda não recebeu, de forma oficial, nenhum comunicado por parte do sindicato que representa a categoria informando sobre o estado de greve. “Não há como nós nos pronunciarmos neste momento a respeito de paralisação de professores sem que tenhamos recebido qualquer comunicado oficial a este respeito”, disse o secretário.

Segundo ele, quaisquer decisões a respeito da paralisação de servidores só poderão ser adotadas mediante o recebimento de ofício informando a existência da greve. “Nós vamos aguardar que esta informação seja repassada à secretaria de Educação, bem como a Procuradoria do município, para que então, posteriormente, nos manifestemos em relação ao caso”, concluiu .

Fonte: Diário do Nordeste

Postado em: 20/02/2015

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.