Últimas notícias

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CHAVAL (11.04.2016)


Na sessão do legislativo desta segunda-feira (11), realizada na câmara municipal de Chaval, foi apresentado um projeto de lei com o objetivo de criar um conselho municipal de trabalho, também foi apresentada uma emenda feita pelo Vereador Bola, a emenda* pedia a criação de alguns cargos a mais no projeto do concurso, uma pediatra, secretário escolar, concurso por área e a que o salário do cargo de digitador seja de acordo com o que se está sendo pago atualmente, e não esse que está previsto para ser pago no concurso. Sempre presente na sessão, o poeta Tadeu Durval teve a oportunidade de falar ao lado dos vereadores e falou um pouco sobre a história do cemitério municipal, e disse que outro já deveria ter sido feito (Confira o vídeo aqui).

O Vereador Sebastiãozinho foi o primeiro a falar, ele pediu explicações ao líder do prefeito sobre os bueiros que ainda não foram tomadas as providências, falou das dificuldades que vivem os moradores de alguns bairros de Chaval, e citou como exemplo o bairro do salgadinho e porto da missa, onde existem locais intransitáveis. Falou também sobre o abandono das estradas da zona rural, e que já fez vários requerimentos e a resposta do prefeito é que será feito um estudo, segundo o vereador esse estudo nunca acaba. Disse que já existem umas pessoas andando de casa em casa prometendo coisas, e dizendo que desta vez o Sombra** não irá participar da administração, e alertou o povo que não caia nessa armadilha novamente, e disse ainda que a praça na entrada da cidade foi destruída para a passagem dos caminhões com as hélices de um parque eólico, segundo o vereador na vez passada não foi preciso a destruição do local.

O vereador Bola agradeceu por todos que aprovaram a emenda e disse não entender porque a vereadora Francisca Lopes havia sido contra essa emenda. Falou também sobre a destruição da praça próxima ao posto K, ainda disse que esses caminhões não eram pra passar por dentro da cidade, segundo ele deveria ser feita uma estrada ligando as duas pistas, mas nada disso foi feito.

O vereador George Elis explicou o motivo de ter faltado à sessão na semana anterior. Disse que se absteve da emenda porque seguiu o regimento interno da casa. Falou sobre a situação crítica que se encontra o cemitério São João Batista, pediu que a administração tomasse as devidas providências, caso contrário ele mesmo iria concertar o problema. O cemitério está há alguns dias com uma parte do muro caída.

O vereador Dr. Ângelo disse que foi a favor da emenda porque via que aquilo não iria intervir em nada no município, sendo que existe já um pediatra contratado no município. Falou sobre o cemitério da zona rural de Passagem dos Vaz, onde já pediu varias vezes que a administração tomasse providências, mas fizeram “ouvidos de mercador”.

O Vereador Dodô falou que foi a favor da emenda porque segundo ele também não iria intervir em nada no município, sendo que já existem profissionais contratados em cargos que não foram colocados no projeto do concurso. Falou ainda que existe alguns problema, que nem deviam ser colocados em pauta, pois são problemas tão simples que administração poderia resolver sem causar qualquer discussão.

A vereadora Francisca Lopes, falou que foi contra a emenda pois segundo ela existe uma política pública partidária, e segundo ela falta uma planejamento melhor para esse concurso, disse não ser contra, mas que preferia um planejamento melhor. Disse que apóia as políticas públicas sociais, e que muitas vezes é “apedrejada” por defender a população, inclusive já tem algumas pessoas querendo interferir no projeto João de Barro, onde ela toma de conta.

O vereador líder do prefeito na Câmara, João Paulo Maciel explicou que por questão de força maior não pode comparecer na sessão da semana anterior. Ainda apresentou dois requerimentos de voto de pesar para duas pessoas que faleceram. E disse que a emenda apresentada pelo vereador bola foi importante, pois seria um beneficio para o povo.

Finalizando a sessão o presidente da casa, o vereador Samuel Brito falou sobre o concurso público, disse que é necessário sempre deixar uma porcentagem de cargos para contratados, assim não poderia substituir todos os contratados por concursados. Concordou com a emenda do vereador bola, quando pediu o concurso por áreas. Falou ainda que existe secretários escolares concursados trabalhando no município. E finalizou a sessão informando que os portes retirados da praça da igreja seriam reaproveitados no cemitério da Passagem dos Vaz.

''Um fato chamou atenção hoje durante a palavra do vereador Bola, segundo ele, e segundo informaram a ele, uma estrada ligando as duas pistas das entrada de Chaval poderia ter sido feita para o transporte dessas caminhões com hélices, mas não foi concretizado porque a administração não concordou. Imaginem ai pelo lado positivo da coisa: uma pista nova ali, iria diminuir o tráfego de caminhões dentro da cidade, e pensando alto, porque sonhar não paga nada, futuramente poderia ser construída a tão sonhada rodoviária de Chaval, uma coisa que já deveria ter aqui, voltando agora para nossa realidade, o que nos resta é sonhar".

*Emenda do vereador bola teve 5 votos a favor (Bola, Sebastião, Dodô, Dr. Ângelo e João Paulo) 1 contra (Francisca Lopes) 1 abstenção (George Elias)

** O vereador se refere ao Ex-Prefeito Paulo Pacheco.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.