Últimas notícias

PREFEITO E VEREADOR DE ITAPAJÉ SÃO PRESOS POR DIVERSAS FRAUDES


O prefeito Ciro Mesquita e o vereador Idervaldo Rodrigues Rocha, ambos do município de Itapajé, a cerca de 130 quilômetros de Fortaleza, foram presos na tarde desta segunda-feira (4) durante uma operação do Ministério Público Estadual (MPCE).

De acordo com a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), os parlamentares são acusados de “tumultuar as provas” da operação “Frade de Pedra”, que investiga fraudes de processos legislativos em 2013.

Conforme os mandados de prisões preventivas, expedidos pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães, ainda ficou determinado o afastamento do prefeito e do vereador por tempo indeterminado.

Segundo a coordenadora da Procap, Vanja Fontenele, o pedido de afastamento e de prisão preventiva foi necessário devido os dois estarem tentando tumultuar as provas. “Comprovamos que alguns vereadores foram abordados para que manipulassem as provas em favor do prefeito e o vereador. Porém temos a ata e a gravação da sessão na Câmara [municipal] que comprovam o crime cometido”, afirma Vanja.


Investigação

Os parlamentares do interior do Ceará são investigados por envolvimento em fraude de processo legislativo que tramitou em 2013, ano em que o vereador era presidente da Câmara Municipal de Itapajé. Na época, conforme a Justiça, foi alterado um projeto de lei para autorizar a locação de um galpão onde foi instalada uma indústria de calçados.

Além disso, durante a primeira fase da operação ‘Frade de Pedra”, houve a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, revelando sérios indícios de participação em esquema de apropriação de recursos públicos e lavagem de dinheiro, além de crimes contra a ordem tributária.

O prefeito e o vereador da cidade de Itapajé são acusados pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, fraude em procedimento licitatório, extravio de documento e peculato.

Com Informações Tribuna do Ceará

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.