Últimas notícias

Quadrilha junina de Uruoca vence festival em Granja


A Estrela Junina, de Uruoca, foi a grande campeã do II Arraiá Viva São João, realizado nas noites de sexta (08) e sábado (09), em Granja, a 329,4 km de Fortaleza. O evento aconteceu na quadra esportiva do Pólo de Convivência Social Antonio Moreira Batista e foi válido pelo Festival de Quadrilhas Juninas do Extremo Oeste, etapa regional do Ceará Junino 2016, do Governo do Estado.

O grupo de dança fez sua apresentação baseada na religiosidade e levou para a quadra o tema "Com o coração cheio de fé, sou romeiro, sou devoto de São Francisco de Canindé". Também ficou com o primeiro lugar nos quesitos Melhor Rainha, Melhor Repertório e Melhor Casamento.

A vice campeã foi a Explosão na Roça, de Acaraú. Já a camocinense Flor de Chita ficou na terceira colocação geral e com o prêmio de Melhor Noivo e Melhor Noiva. O Melhor Marcador foi do Coração Junino, de Itarema.

Com o título, a Estrela Junina representará a região na fase final, de 14 a 17 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A disputa envolverá os ganhadores dos 20 festivais regionais apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Esse ano, o Viva São João reuniu 12 quadrilhas juninas de oito municípios. O número de participantes deveria ter sido maior caso o Arraiá Amor Junino, de Chaval, não tivesse desistido. A avaliação do desempenho de cada grupo foi feita por um júri composto por seis pessoas da Secult. 

As apresentações começaram na sexta-feira com a Flor da Macaboqueira (Granja), seguida da Lagoa Azul (Jijoca), Tradição Junina (Itarema), Acaraú Junino (Acaraú), Explosão na Roça (Acaraú) e Beira Lixo. Já no sábado foi a vez de Dum Jeito ou Doutro (Barroquinha), Fogo na Palhoça (Morrinhos), Coração Junino (Itarema), Teixeirão (Jijoca), Estrela Junina (Uruoca) e Flor de Chita (Camocim).

Durante os dois dias o que se viu foi um grande sucesso, com arquibancadas cheias e muita movimentação de pessoas da quadra do Pólo. No local o clima foi de festa eanimação, com os brincantes proporcionando um verdadeiro espetáculo cultural. Muitas famílias que foram assistir as exibições dos grupos juninos saíram encantadas com o que viram. Não houve o registro de incidente que colocasse em risco a integridade dos brincantes e do público. 

Janderson Dias, da Lagoa Azul, foi um dos participantes que elogiou a organização do evento. Foi a primeira vez que o grupo dele, que já existe há 22 anos e conta com cerca de 60 componentes, se apresentou na cidade. Na rede social Facebook, a palavra "show" foi a mais usada por internautas para descreverem o festival.

Comercialmente o Viva São João também foi um sucesso para os barraqueiros que acreditaram na iniciativa e foram ganhar um extra para o sustento de suas famílias com a venda de lanches, bebidas e refrigerantes. De acordo com o que eles informaram para a reportagem do Folha Granjense Online, "tudo foi vendido nos dois dias". 

Foi o segundo ano consecutivo que Granja sedia uma fase regional. Assim como ocorreu em 2015, a habilitação veio através de um projeto de iniciativa do professor José Lira Dutra, que ficou em 1º lugar na 2ª Chamada Pública do XVIII Edital Ceará Junino 2016. No ano passado o festival foi realizado nas dependências do Ginásio Arrudinha, com a Beira Lixo, de Camocim, sendo a vencedora.

Com Informações Folha Granjense Online

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.