Últimas notícias

PROBLEMA EM USINA ELÉTRICA NO PARÁ PODE TER SIDO RESPONSÁVEL PELO APAGÃO NO NORTE E NORDESTE


As Centrais Elétricas do Pará (Celpa) informou que um problema na geração de energia da usina de Tucuruí, nordeste no Pará, pode ter causado um apagão na tarde desta quarta-feira (21) que atingiu pelo menos trezes estados. De acordo com a Celpa, todos os 144 municípios do Pará foram afetados.

A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste. A Eletronorte e a Celpa estão apurando as causas do problema e todas as áreas afetadas.

Segundo apuração da TV Liberal, ocorreu a queda de uma linha de transmissão entre Belo Monte e Tucuruí, o que provocou a parada de duas turbinas, a 2 e 6, em Tucuruí.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema foi causado por uma "perda de carga" registrada por volta de 15h50, que deixou ao menos 13 estados sem energia - Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW".

Ainda de acordo com a nota, os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. "Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis".

Com Informações G1 Pará

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.