Últimas notícias

CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DEVE ABRIR 1.496 VAGAS NESTE ANO



Embora as datas concernentes ao período de inscrições e às primeiras provas do novo concurso público voltado ao provimento de 1.496 novos policiais civis não tenham sido divulgadas, o governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou que a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) inicie as tratativas para o início do processo.

A confirmação do que é considerado o maior concurso da história da categoria foi dado por meio de vídeo publicado nas redes sociais do governador, o qual inicia campanha para reeleição ao cargo no Poder Executivo a partir de amanhã (16).


De acordo com Camilo Santana, as vagas serão preenchidas por novos delegados, inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará. Para isso, o governador informou que contratou uma consultoria externa para fazer a avaliação dos custos. O novo processo seletivo deve ser autorizado pela Assembleia Legislativa do Ceará antes de ter o edital publicado.


No mês de julho de 2018, conforme pesquisa realizada no Portal da Transparência do Governo do Estado, 4.149 servidores ativos estavam lotados na Polícia Civil. Destes, 529 dispunham do cargo de delegado, 1.049 de escrivão e 2.391 de inspetor.


QUATRO ANOS

O último certame realizado pelo Governo do Estado para a Polícia Civil iniciou ainda na segunda gestão do ex-governador Cid Gomes, em 2014. As primeiras avaliações, contudo, foram feitas em janeiro de 2015, quando Camilo Santana havia acabado de assumir o mandato no Poder Executivo do Estado.


Na época, foram abertos 763 postos de trabalho, com remunerações iniciais de R$2.946,19 para inspetores e escrivães e R$ 14.592,39 para delegados. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, cada profissional inscrito deveria ter nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo categoria "B". Na ativa, desde o último concurso, o número de profissionais aumentou 38,5% (1.104 novos policiais entre 2015 e 2018).


Tendo como base o total de servidores ativos no Estado em julho deste ano (92.772), o efetivo da Polícia Civil, atualmente, (4.149) representa 4% de todos os profissionais lotados no Governo. A Polícia Militar, por sua vez, dispõe de um quadro com 21.773 PMs na ativa - o que corresponde a 23% de todos os servidores do Estado.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.