Últimas notícias

PEDREIRO QUE PEDALAVA 42 KM POR DIA PARA ESTUDAR SE FORMA EM DIREITO

A educação é a base para uma vida de sucesso e um direito de todos nós. Ainda assim, não é fácil para todo mundo conseguir estudar. Algumas pessoas enfrentam grandes dificuldades para terem acesso à informação. Mas isso não desmotivou o senhor Joaquim Corseno, cuja história conheceremos a seguir.

Joaquim é um senhor muito simpático de 63 anos que recentemente conseguiu realizar um grande sonho: concluir o ensino superior em Direito. Mas sua jornada não foi nada simples. Ele vive longe da faculdade de direito em que estudava, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, e seu meio de locomoção para a faculdade era apenas uma bicicleta. Por isso todos os dias ele pedalava 42 Km para estudar. Essa realidade poderia tê-lo feito desistir, mas apenas o motivou a ir ainda mais longe. Seu sonho é ser Delegado, e era pensando nisso que ele enfrentava o longo caminho todos os dias.



A história de vida de Joaquim Corseno



Resultado de imagem para PEDREIRO QUE PEDALAVA 42 KM POR DIA PARA ESTUDAR SE FORMA EM DIREITO

Joaquim nasceu em Itaumirim, Minas Gerais, e mudou para o Espírito Santo no começo da vida adulta. Com mais de 20 concluiu um curso técnico em Administração.

Quando tinha pouco mais de 20 anos, fez um curso técnico em Administração e passou na Universidade Federal do estado para cursar Ciências Contábeis, porém não pôde concluir o curso porque precisava trabalhar. A necessidade o fez começar a ser ajudante de pedreiro e ele continuou nessa profissão, aperfeiçoando-se com o tempo.

Mas a vontade de estudar e ter uma formação superior nunca deixou seu Joaquim, e ele juntou dinheiro durante muitos anos para conseguir estudar. Foram ao todo R$ 55 mil para os estudos. Em uma participação no programa Encontro, da Rede Globo, Joaquim Corsino falou um pouco sobre sua história:

“Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas” Ele começou o curso em 2008 e chegou a fazer 4 semestres, mas não pôde concluí-lo na época por um problema de dinheiro: “Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para pagar o curso todo”.

Em 2012, Joaquim finalmente conseguiu retomar os estudos, e todos os dias pedalava 42 km para estudar. Foi um período longo, mas ele não desistiu, e conseguiu ir até o final! Bacharel em Direito, o próximo objetivo dele é passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).




Depois disso, dará o próximo passo para realizar o sonho de ser delegado. “Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso”. Um grande exemplo, que mostra o quanto a educação é importante para transformar vidas e o quanto deve ser valorizada.


Com informações O SEGREDO

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.