Últimas notícias

O QUE VERIFICAR NA MECÂNICA DE UM CARRO ANTES DE FECHAR NEGÓCIO?

Realizar a compra de um veículo usado ou seminovo é uma tarefa difícil. Há muitas  burocracias e além disso, existe o medo de não estar fechando um bom negócio ou até mesmo de estar entrando numa fria.

 Mas, não é um processo impossível e pode sair um bom negócio. Há maneiras de verificar a situação do veículo antes de assinar os papéis de compra e venda de carros usados.

O incompreensão sobre o assunto pode gerar uma compra de um veículo defeituoso, como por exemplo, com quilometragem adulterada, multas, problemas no motor entre outros. E em alguns casos mais graves, pode ter problemas na documentação, o que deixa o carro irregular, passível de multa e apreensão.

Portanto, antes de fechar o negócio verifique as multas e se há restrições. Quando se trata do histórico do carro, esses itens devem ser levados em consideração.Parece burocrático, mas é um procedimento simples e pode ser feito no conforto da sua casa pelo site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de seu estado ou do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

No site é possível ver se há multas não pagas e se o carro já foi roubado. Também é possível verificar o pagamento do IPVA e taxa de licenciamento.

Outra recomendação é checar se há registro de acidentes. Você pode fazer isso olhando as portas do veículo, veja se elas fecham normalmente, se estão alinhadas ou há alguma diferença ou alteração na pintura. É recomendado também verificar o estado dos carpetes, eles indicaram se o carro já sofreu com alagamentos. Além disso, é importante verificar os air bags, pois se já foram acionados alguma vez é necessário instalar novos.

Pode ser que os vestígios de um acidente não dê para serem notados a olho nu, neste caso leve o carro até um mecânico de confiança para poder ter uma visão da real situação do veículo. Os profissionais costumam ver detalhes que passam despercebidos para muitos de nós.

Também é importante analisar o histórico de revisão. É essencial verificar o histórico, olhe a situação dos carimbos no manual do carro. Todos os momentos em que o automóvel passou pelas revisões da concessionária ficam registradas lá.

Caso o dono do veículo não tenha feito esse tipo de revisão, ou caso o prazo tenha expirado, pergunte onde ele fazia os reparos necessários. E depois vá até o local para saber se há registros, pois não se pode confiar apenas na palavra do proprietário. Exija provas materiais do bom estado do veículo.

Outro item que deve ser visto é a quilometragem. Alguns proprietários falsificam a quilometragem do veículo. Por isso, não confie apenas na marcação do odômetro. Mesmo que este ato seja crime, alguns ainda seguem a prática com o propósito de valorizar o valor de revenda do carro.

Desse modo, para não se prevenir e não cair em nenhum golpe, avalie algumas condições. A primeira coisa a ser feita neste caso é verificar o estado dos pneus. Um jogo tende a durar cerca de trinta mil quilômetros, portanto, se o carro tiver menos que isso, é normal que tenha os pneus originais.

O próximo item a ser avaliado é o motor. Dê uma volta com o carro, dessa forma pode avaliar melhor qual é a real situação dele. Também certifique-se de que não há vazamentos no motor. 

Para garantir que o motor não foi alterado ou mexido, verifique as marcas nos parafusos e outros componentes. Caso tenha dificuldades em avaliar esta parte novamente peça ajuda de um especialista.

O motor possui um número de identificação, assim como o chassi. Quando não estiverem de acordo, fique atento. Uma vistoria completa deve garantir se o motor é original.

E não pense que apenas carros menos luxuosos que estão sujeitos a terem problemas, uma bwm usada a venda por exemplo pode conter seus riscos, portanto é importante avaliar seja qual for a marca do veículo.

Uma ferramenta que também pode te auxiliar no momento de comprar seu carro é a internet, ela é uma ótima aliada quando se trata de descobrir a situação de um veículo.

Os sites que já citamos neste artigo o Denatran e Detran, possuem consultas que podem ser feitas de maneira simples e descomplicada. É possível acessar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Também existem outros sites que são especializados no assunto e que podem auxiliar caso você queira vender seu carro para depois comprar outro, é o caso do Chaves Na Mão.

E agora que você compreendeu como verificar a situação do veículo antes de finalizar o negócio e sabe onde vender e comprar um carro usado com maior segurança, não deixe de levar em consideração esses pontos. Verificar todos esses pequenos detalhes pode ser trabalhoso, mas é a garantia de evitar dores de cabeça no futuro.

Em resumo, o recomendado é fazer muita pesquisa, verificar a documentação, multas, entre outros, solicitar ajuda de um especialista para apenas depois assinar os papéis do contrato de compra.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que verificar na mecânica de um carro antes de fechar negócio!

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.