Últimas notícias

EXÉRCITO FAZ OPERAÇÃO PARA CONTER ÓLEO EM PRAIAS DO NORDESTE


O vice-presidente Hamilton Mourão informou nesta segunda-feira (21) que o Exército decidiu disponibilizar a 10º Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Recife, como “reforço” para as ações de vigilância e limpeza das praias com manchas de óleo no Nordeste.

Será a primeira vez em que o Exército participará da operação. Segundo Mourão, serão pelo menos 4 mil homens da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Recife.

"Está sendo reforço federal. Hoje, o Exército está colocando uma brigada, a 10ª Brigada, que é a sediada em Recife, que tem mais ou menos em torno de 4 mil, 5 mil homens. Está sendo colocada em reforço, fora equipamentos que estão sendo distribuídos para as defesas civil dos estados e municípios", afirmou Mourão, atualmente no exercício da Presidência em razão da viagem do presidente Jair Bolsonaro ao exterior.

À noite, por meio de nota, o Ministério da Defesa informou que serão cerca de 5 mil homens.

"O Ministro da Defesa autorizou o reforço de cerca de 5.000 militares pertencentes à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Recife-PE, nas ações desenvolvidas na área atingida pelas manchas de óleo. Os militares ficarão à disposição do comando da operação e poderão atuar no monitoramento e limpeza do litoral do Nordeste", diz o texto da nota.

Em entrevista no Palácio do Planalto, Mourão destacou as dificuldades para lidar com o óleo que aparece no litoral do Nordeste e disse que, no momento, "o máximo" que o governo pode fazer "é ter gente capacitada" para recolher os resíduos, já que não se consegue identificar as causa da mancha de óleo. Segundo Mourão, o governo adotou as medidas cabíveis, contudo, "faltou comunicar" de forma mais eficiente o trabalho realizado.

Com informações G1

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.